Cardápio na Quaresma: docente do Senac dá dicas de como substituir carne, doces e bebidas alcoólicas

É possível adaptar a dieta sem abrir mão da variedade e do prazer à mesa

A Quaresma é um período de reflexão e penitência para os cristãos e um dos costumes mais comuns nesse tempo é a redução do consumo de carne vermelha, como boi e porco. Mas encontrar substituições equilibradas e saborosas pode ser um desafio. Segundo Ana Carolline Pereira, nutricionista, mestre em Saúde e docente do Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, há diversas alternativas que garantem sabor e nutrientes.

“A carne vermelha pode ser substituída por peixes, ovos, queijos e lácteos. Além de serem fontes ricas em proteína, essas opções trazem variedade ao cardápio”, explica a especialista. Peixes como tilápia e sardinha são acessíveis e fáceis de preparar, enquanto ovos e queijos podem compor refeições rápidas e nutritivas.

Além da carne, algumas pessoas também optam por restringir outros alimentos nesse período, como pães, doces e bebidas alcoólicas. Para essas mudanças, há boas alternativas. “No lugar do pão francês ou de preparos com farinha branca, uma opção interessante são bolinhos caseiros ou cookies feitos com farinha de amendoim ou aveia. A batata-doce cozida também é um excelente acompanhamento para o café da manhã”, sugere Ana.

Quem evita bebidas alcoólicas e refrigerantes pode experimentar alternativas refrescantes. “Água com gás e limão espremido é uma excelente substituição, além dos sucos naturais de frutas, que são saudáveis e saborosos”, orienta a chef.

Para quem vai dar uma pausa no chocolate durante as sobremesas, o segredo está nas frutas e doces caseiros. “Frutas desidratadas, como damasco, uva-passa e tâmaras, ajudam a matar a vontade de doce. Tem ainda os preparos caseiros, como goiabada, mangada ou doce de coco. Outra dica é usar cacau em pó ou canela sobre frutas frescas para realçar o sabor”.

Receita especial: torta de legumes sem farinha

Para quem busca um prato prático e nutritivo para substituir a carne vermelha, a especialista sugere uma torta de legumes sem farinha, que combina sabor e leveza.

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 1 chuchu ralado
  • 2 cenouras médias raladas
  • 1 abobrinha pequena ralada
  • 100g de muçarela ralada
  • 1 colher (chá) de mix de ervas (sugestão: cebolinha, salsinha e alecrim desidratados)
  • 1 colher (café) de orégano
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, bata bem os ovos.
  2. Acrescente a muçarela e o fermento em pó e misture.
  3. Junte os legumes ralados, o mix de ervas, o orégano e o sal e misture bem.
  4. Despeje a mistura em um refratário untado com manteiga.
  5. Leve ao forno médio preaquecido até dourar (cerca de 45 minutos).
  6. Retire do forno e sirva em seguida.

“Com pequenas adaptações, é possível manter uma alimentação equilibrada, variada e cheia de sabor durante a Quaresma”, finaliza a docente Ana Carolline Pereira.

Deixe uma resposta