Prefeitura realiza dia D de Multivacinação neste sábado (22)

Além das UBSs e UBSFs da zona urbana, as UAIs, o Cantinho da Saúde e o Vacimóvel estarão em funcionamento, a partir das 8h; estratégia faz parte de Campanha de Vacinação para crianças e adolescentes

 

Uma grande mobilização para vacinar crianças e adolescentes será realizada neste sábado (22) durante o Dia D de Multivacinação. O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). A estratégia faz parte da Campanha de Multivacinação e será promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação reforça a proteção contra doenças graves, como sarampo, pneumonias e meningites e segue até dia 1º de setembro.

 

Durante o sábado, a SMS aplicará as vacinas nas unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) da zona urbana (lista abaixo) e no Vacimóvel (Praça Tubal Viela) das 8h às 13h. Já no Cantinho da Saúde (Terminal Central de Ônibus) e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote de Freitas, Martins, Pampulha, Planalto e Tibery haverá vacinação das 8h às 17h. Durante o Dia D, as equipes de saúde irão conferir a situação vacinal, identificar doses em atraso e orientar a população sobre as vacinas indicadas para cada faixa etária e situação vacinal.

 

Imunização

 

Entre as doenças que podem ser evitadas pela vacinação estão formas graves de tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, infecções por rotavírus, pneumonias e meningites causadas por pneumococos e meningococos, influenza (gripe), covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela (catapora), infecções pelo papilomavírus humano (HPV) e dengue.

 

Diante do cenário nacional, a vacinação contra o sarampo é uma das mais visadas pela SMS. “Reforçamos a importância de manter a vacinação em dia diante do cenário de alerta para o sarampo. Por ser uma doença altamente transmissível, a vacinação é a principal forma de prevenção e contribui para evitar a ocorrência de novos casos e proteger toda a comunidade, especialmente crianças e adolescentes”, destaca o secretário.

 

O Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de 95% para todos os imunizantes disponíveis, por isso o secretário ressalta a importância de os adolescentes também atualizarem o cartão de vacina. Além da vacina contra a Dengue e a ACWY (Meningite), existe a vacina do HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com foco também em quem tem entre 15 e 19 anos e não tenha recebido o imunizante.

 

“A vacina contra o vírus HPV é de extrema importância na prevenção das doenças relacionadas a ele, sendo a principal delas o câncer de colo do útero. Ao ser aplicada em crianças e adolescentes, antes da exposição ao vírus, a vacina tem um potencial máximo de proteção, sendo fundamental para a redução da incidência e mortalidade associadas a essas graves doenças. Por isso, temos que aumentar a cobertura vacinal também desse imunizante”, afirmou o secretário.

 

Confira as unidades e os horários de atendimento durante o Dia D da Multivacinação neste sábado (22)

 

Das 8h às 13h: Vacimóvel (Praça Tubal Viela) e unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) dos bairros Pequis, Morada Nova, Jardim Canaã 2, Patrimônio, São Jorge 2 e 3, Shopping Park Tripla, Glória, Lagoinha 1 e 2, Custódio Pereira, Morumbi 1, Dom Almir, Joana Darc, Aclimação, Alvorada, Jaraguá, Guarani, Nossa Senhora das Graças, Tocantins, Presidente Roosevelt, Brasil e Santa Rosa

 

Das 8h às 17h: Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto e Tibery; além do Cantinho da Saúde (Terminal Central de Ônibus)

 

Confira os endereços das unidades acessando aqui.

Deixe uma resposta