Prefeitura de Uberlândia e Sebrae Minas assinam protocolo de intenções para promover o desenvolvimento socioeconômico do município

Iniciativa busca oferecer ferramentas necessárias para impulsionar o empreendedorismo local a partir do Programa Cidade Empreendedora no atendimento às micro e pequenas empresas

 

            Visando favorecer e estimular práticas empreendedoras no município, a Prefeitura de Uberlândia firmou parceria para atender micro e pequenas empresas locais. O prefeito Paulo Sérgio assinou o protocolo de intenções nesta sexta-feira (14), no Centro Administrativo Municipal, a fim de viabilizar a elaboração, execução e acompanhamento de projetos, programas, produtos e atividades com foco em pilares do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Minas.

            “Nossa gestão trabalha para garantir condições adequadas e oportunidades àqueles interessados em empreender no município. Ao fomentarmos a abertura de novos negócios e empresas, estamos também permitindo a geração de emprego e renda à população. O Sebrae Minas é um parceiro de longa data e pelo Cidade Empreendedora seguiremos promovendo o incentivo ao avanço da nossa economia”, disse o prefeito Paulo Sérgio.

O gerente regional do Sebrae Minas no Triângulo Mineiro, William Brito, destacou a importância da assinatura do protocolo de intenções. “Essa parceria viabiliza uma série de parcerias em várias frentes. Inovação, educação, área rural e, principalmente, no desenvolvimento econômico. O que formalizamos hoje, é resultado da aproximação da atual gestão municipal com o Sebrae em busca de novas oportunidades para as pequenas empresas. Somos parceiros do município há anos, mas, agora, de forma mais sistematizada e com um plano de trabalho muito bem definido”, afirmou.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para promover o desenvolvimento socioeconômico local a partir das vocações e necessidades de cada município para melhorar o ambiente de negócios e a economia local. Os 10 pilares considerados são: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala Mineira do Empreendedor, Compras Governamentais, Educação Empreendedora, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade. Uma das primeiras ações a serem implementadas será a instalação da Sala Mineira do Empreendedor, prevista para ocorrer no mês de março.

Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

            O protocolo de intenções possibilitará ações voltadas para o desenvolvimento do empreendedorismo, fomentando a geração de novos negócios para empreendedores e empresários do município. Considerará, ainda, a desburocratização de processos para facilitar a abertura de novos negócios, procedimentos operacionais das empresas e geração de oportunidade de negócios junto ao poder público. O município também contribuirá com o fomento à educação empreendedora, permitindo acesso às noções de empreendedorismo e economia nas escolas.

A partir da assinatura do acordo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, se encarregará pela divulgação dos benefícios do protocolo de intenções para potenciais empreendedores/empresários, micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. Além disso, vai atuar para contribuir com o apoio logístico e operacional no desenvolvimento de ações para a disponibilização de infraestrutura necessária para a mobilização do público-alvo.

O protocolo de intenções assinado entra em vigor imediatamente. A vigência do acordo tem duração prevista até o fim de 2028.

Deixe uma resposta