Cartilha está disponível no Portal da Prefeitura e reúne ações conjuntas entre Prefeitura e diversos órgãos para mitigar os impactos durante o período chuvoso
A nova cartilha do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) para o biênio de 2024/2025 foi apresentada durante reunião da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec) no Centro Administrativo Municipal. O material, atualizado no Portal da Prefeitura, resulta de discussões realizadas durante todo o ano entre Município e diversos órgãos que atuam para mitigar as adversidades que podem surgir durante o período chuvoso, estabelecendo ações preventivas, durante e pós-chuvas, e a responsabilidade de cada órgão que compõe a Compdec. (Clique aqui e confira a cartilha atualizada)
“Vocês têm visto que os fenômenos climáticos têm sido cada vez mais intensos e, neste ano, as chuvas chegaram mais cedo. Desde o início deste período chuvoso, Uberlândia tem sido uma das cidades de Minas e do Brasil que mais registra precipitações. A represa do Camaru já tem se mostrado efetiva, segurando muito o volume de água que atinge o setor Sul. É uma determinação minha que as equipes da Prefeitura redobrem os esforços nos trabalhos preventivos, como a limpeza de vias e bocas de lobo. É preciso que todos estejamos empenhados e alertas 24 horas para prevenir, apoiar e prestar assistência à nossa população nesse período”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Compdec
Pela esfera municipal, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec) é formada pelas seguintes pastas: Segurança Integrada; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Serviços Urbanos; Saúde; Educação; Trânsito e Transportes (Settran); Planejamento Urbano; Desenvolvimento Social; Habitação; Governo e Comunicação; Obras; Agronegócio, Economia e Inovação, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
Além disso, também fazem parte órgãos como Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM), Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.
Em caso de perigo acione:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Para mais informações sobre o PEP Clique Aqui!