Dentro da Programação do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia-MG, que será realizado entre os dias 26 e 31 de março, um bate-papo virtual promete reunir artistas e público, no dia 28, às 19 horas, no YouTube. Todos os artistas selecionados para participarem do Festival estarão presentes numa live, que contará com a presença do ator e diretor de teatro, Abílio Tavares, uberlandense que reside em São Paulo.
O encontro tem como objetivo falar sobre o desafio de criar e produzir arte em plena pandemia da Covid-19. “A nossa ideia é realizar uma integração entre os selecionados e também ouvir a experiência do nosso convidado Abílio Tavares”, destaca uma das organizadoras do Festival, atriz e co-fundadora do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia-MG, que realiza do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia com a Escola Livre do Grupontapé.
Segundo Katia Bizinotto, a expectativa deste bate-papo é excelente. “Nós convidamos o Abílio Tavares para estar conosco, por ser um profissional natural de Uberlândia, mas que ganhou reconhecimento em outros estados brasileiros, e atualmente está com um espetáculo virtual, com sessões ao vivo, pelo YouTube. Um exemplo de profissional que se reinventou para continuar fazendo teatro neste período de pandemia no país”, destaca.
A Dona Margarida
O espetáculo que Abílio Tavares apresenta na internet é Todo Mundo quer Ser Dona Margarida (?) no canal A Dona Margarida Oficial, sempre aos sábados e domingos, às 20 horas. A temporada finaliza no dia 28 de março.
Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário que chega para preparar os alunos para o temido exame de admissão ao ginásio, segundo ela, a “prova mais terrível de quantas já fizeram até hoje”. Escrita em 1971, a peça combina elementos intensamente cômicos com elementos dramáticos. Essa releitura online que estreou em 2020 é o sétimo reencontro de Abílio Tavares, desde 1980, com o texto Apareceu a Margarida, agora com a direção do jovem estreante diretor Nicolas Iso.
Nesta montagem, o ator Abílio Tavares nomeou a peça como Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?) por flagrar nela uma espantosa atualidade. “Passados 50 anos, é como se a peça estivesse retomando a mesma força de quando foi escrita. A alteração no nome foi para enfatizar que hoje há muitas Margaridas autoritárias protagonizando a cena nacional”, reforça.
Festival Cenas Curtas
O 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia foi realizado em duas etapas pela primeira vez: uma municipal e outra estadual.
Com a classificação do estado de Minas Gerais na “onda roxa” da pandemia da Covid-19, todas as apresentações serão virtuais, transmitidas pelo canal do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas.
Etapa municipal
As atividades da etapa local, que tem o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Uberlândia, com o patrocínio das empresas locais: Instituto Alair Martins, Hotel Villalba e Ética Conservação, serão realizadas nos dias 26 e 27 de março, e marcarão as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo.
No dia 26 serão apresentadas as cenas: Bolsa Rono, de Maria Dias Pereira de Lima; Ei, Google: Tecnologia, de Gabriel Grace de Alcântara; [Sem Título], do Grupo Giz de Teatro; Esquadro, de Sara Bernardes; Carolina, de Rivian Dionísio; A espera, de Júlia Leão.
No dia 27: O contrabaixo, de O Barqueiro Produções; Mulheres Memórias: um réquiem para a minha tia-avó, de Emiade; É o fim, de Cássio Machado; Destroços, do Grupo de Artes Comboio; 10 Estágios de Uma Quarentena, de Kandrea Moreno; Sob as Penas da Lei, de Rose Martins.
Como contrapartida social deste projeto, o Grupontapé convidou o diretor e professor de Teatro Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte-MG, para bater um papo sobre criação teatral em uma live que será transmitida ao vivo no dia 24 de março, e que ficará com o acesso disponível mesmo após o Festival.
Etapa estadual
Esta ação conta com os recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) em âmbito do Estado de Minas Gerais e prevê a apresentação dos trabalhos classificados em nível estadual, entre os dias 28 e 31 de março, também na página do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas. Ao todo serão 13 cenas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9.
Festival
Além da oportunidade de apresentar-se no 9º Festival Cenas Curtas, os artistas ou grupos de cada cena selecionada receberam um cachê de R$ 1.300,00. Um incentivo para a cultura, neste momento de pandemia.
Serviço 1:
O que: Bate-papo virtual com os artistas do 9º Festival Cenas Curtas
Quando: 28 de março
Horário: 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Serviço 2:
O que: 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
Quando: 26 a 27 – Etapa Municipal
28 a 31 – Etapa Estadual
Horário: 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Inscrições oficinas: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9
FOTO: João Caldas