A Companhia Cultural EMCANTAR chega com seu grupo artístico em Tupaciguara, no próximo dia 17 de julho, para levar ao público sua versão lúdica, divertida e educativa da famosa peça italiana adaptada no Brasil por Chico Buarque: Os Saltimbancos. A entrada é gratuita!
Considerada uma das peças “infantis para adultos” mais importantes da história do teatro brasileiro, Os Saltimbancos foi a referência buscada pelo GRUPO EMCANTAR para celebrar os seus 25 anos de carreira.
Em turnê com a peça desde o último mês, o Grupo já passou por Ribeirão Preto, Franca e Araras, com sucesso absoluto de público, estimado em mais de 1300 pessoas.
“Agora, será a vez de Tupaciguara receber este presente e, em seguida, as cidades de, São Carlos (SP), Campinas (SP), Indaiatuba (SP), Uberlândia (MG) e Prata (MG), que também serão contempladas nesta turnê”, informa o fundador e diretor da Cia Cultural EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim.
SOBRE A PEÇA
Passados 45 anos desde a primeira adaptação da peça Os Saltimbancos, feita por Chico Buarque, e apresentada ao público no Canecão (RJ), em 1977, a realidade e a fábula sobre a exploração dos animais por seus patrões ainda encontram muitos pontos em comum.
Dessa forma, o GRUPO EMCANTAR traz toda a sua experiência de mais de duas décadas de atuação artística, política e social para uma versão, dirigida por Rafael Michalichem, onde os conceitos de solidariedade, justiça e diversidade ganham voz por meio dos famosos personagens do jumento, da gata, do cachorro e da galinha. Juntos, eles decidem se rebelar, ir à cidade e se tornar músicos.
Para a sua peça, o EMCANTAR desenvolveu arranjos e interpretações próprias das canções popularmente conhecidas. Uma banda ao vivo embala o quarteto de animais que tem pela frente alguns dos grandes desafios da humanidade: superar as suas diferenças, trabalhar em equipe e, assim, alcançar a tão sonhada liberdade. Mas será que a união da bicharada conseguirá mudar o rumo de suas vidas?
SINOPSE
Um jumento, uma gata, um cachorro e uma galinha se reúnem contra a exploração de seus patrões. A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda, da peça teatral dos italianos Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. No Brasil, ela ficou também muito popular a partir de um filme e um musical realizados pelo grupo humorístico Os Trapalhões. A versão do Grupo EMCANTAR, dirigida por Rafael Michalichem, apresenta sua releitura divertida e educativa, com arranjos e interpretações próprias e uma banda tocando ao vivo durante toda a apresentação.
FICHA TÉCNICA
Espetáculo Saltimbancos, do Grupo EMCANTAR
Direção Geral: Rafael Michalichem
Direção Musical: Carlim Ribeiro
Elenco: Ana Lopez (Cachorro), Luciene Andrade (Galinha), Marco Aurélio Querubim (Jumento) e Viviane Rodrigues (Gata)
Banda: Carlim Ribeiro (Violão, Teclado e Acordeon), Carlos Júnior (Guitarra, Flauta Transversal e Trompete), Ivan Ribeiro (Bateria) e Sandoval Cortes (Baixo)
Figurino, maquiagem, cenografia e design gráfico: Pablo Mendonça
Sonorização: Ricardo Campos
Iluminação: Mario Leonardo
Registro fotográfico e videográfico: Wagner Carvalho
Produção executiva: Ana Carla Cortes Teles
Obra licenciada pela SBAT
Roteiro original
Textos e Músicas: Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti
Versionista: Chico Buarque de Holanda
PATROCÍNIO – A circulação do espetáculo Saltimbancos do Grupo EMCANTAR por cidades de Minas Gerais é apresentada pelo Ministério do Turismo e UNIMED Uberlândia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tupaciguara e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, PRONAC 184942.
FOTO: Ariane Fernandes