Roda de Conversa: A Cultura sob a tempestade

A Capa Velada: O rastro da Censura na iconografia de “Calabar, o elogio da traição” de

Chico Buarque e Ruy Guerra – Christian Alves Martins [Cap Eseba- UFU]

 

Censura às capas de discos no Brasil, 1964 a 1985 – Giulia Demian [PPGAU-FAUeD-UFU]

A literatura sob a tempestade – Joana Muylaert [ILEEL-UFU]

 

O documentário contemporâneo brasileiro: encontros com um real fugidio – Cristiano Barbosa [diretor de cinema e professor de Geografia]

 

Mediação – Lu de Laurentiz [PPGAU-FAUeD-UFU] CONHEÇA OS/AS PARTICIPANTES:

Christian Alves Martins é historiador com Mestrado (2007) e Doutorado em História (2014) pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico DIV 2 da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Giulia Demian é graduada em Design pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui afinidade em Design Gráfico e Editorial, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos nos mais diversos meios. Desde agosto do corrente ano é aluna do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAU-UFU) onde desenvolve a pesquisa, “A repressão visual durante a ditadura militar: coletânea de capas de discos no período de 1964 a 1985”, com a orientação do professor Luiz Carlos de Laurentiz.

 

Joana Luiza Muylaert de Araújo possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Professora Titular, da Universidade Federal de Uberlândia e integra o corpo de docentes permanentes do Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários – Mestrado e Doutorado, do mesmo Instituto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica e Historiografia Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e crítica no modernismo brasileiro, história e literatura, problemas teóricos da narrativa moderna e contemporânea, a prosa de Machado de Assis. Bolsista do CNPq / Produtividade em Pesquisa 2, entre março de 2007 e julho de 2008. Entre agosto de 2008 e julho de 2009, realizei o estágio de pós-doutorado, na UFMG, com bolsa da FAPEMIG, sob a supervisão do professor Wander Melo Miranda. Foi coordenadora do Grupo de trabalho/GT da ANPOLL, “Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa”, no período entre 2010-2012. Bolsista do CNQq/Produtividade em Pesquisa 2 (03/2011-02/2014). Diretora da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU), com início em dezembro de 2012 e término no dia 31 de março de 2016.

 

Cristiano Barbosa é diretor e produtor de cinema, produtor cultural e professor de geografia. Pela UNICAMP tem doutorado em Educação e é sócio da produtora de cinema, “O Sopro do Tempo”.

 

Lu de Laurentiz é arquiteto e professor da Universidade Federal de Uberlândia, desde 1989. Atualmente, nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. Concluiu o Mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela EESC-USP de São Carlos e é pós- graduado com doutoramento em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, Salvador. Desde que se [re]conhece como gente faz militância cultural. Em 2025, em parceria com o LIS (Laboratório de Imagem e de Som do Departamento de Ciências Sociais/Pós-graduação em História da Universidade Federal de São João Del Rei), como pesquisador associado trabalha na produção do documentário “O SILÊNCIO, O SOM E O ECO: A Feira Livre do Som e a contracultura mineira”, de sua autoria, que busca a história desse Concerto de rock e seus possíveis legados contraculturais para a região triangulina. E é pesquisador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em História e Memória (NEPEHM) da Universidade Estadual de Minas Gerais/ Campus Campanha.

 

SERVIÇO:

 

O QUE: 4 participantes na Roda de Conversa para o tema central, “A Cultura sob a tempestade” [1964-1985].

QUANDO: Quinta-feira, dia 23 de outubro

LOCAL: Galeria de Concreto, Centro Municipal de Cultura de Uberlândia

HORÁRIO: 17H

ENTRADA: Gratuita

CLASSIFICAÇÃO: Livre

MAIS INFORMAÇÕES: Lu de Laurentiz [34.99111.5225] e @o_som_e_o_eco INCENTIVO: Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia – PMIC de Uberlândia

REALIZAÇÃO: LIS-UFSJ – UEMG: projeto A DITADURA EM MINAS GERAIS – NEPEHM –

UFU: O SOM e O ECO

APOIO: FAPEMIG – NUTHAU – PPGAU-UFU

PRODUÇÃO LOCAL: FAUeD-UFU / O Sopro Do Tempo produtora / Comidinha Árabe by Adriana Nardin / Rosa Verde-Festas e Eventos

FOTO: Valter de Paula/Secom/PMU

 

Deixe uma resposta